sexta-feira, 11 de março de 2011

Orgulho e Preconceito Parte 2

Agora, sobre o filme de 2005.

Eu tive o privilégio de assistir o filme no cinema, e foi através desse filme que eu descobri quem era Jane Austen. Decidi ir assistir porque achei o nome legal, reconheci a Keira Knightley num dos cartazes, e o Sr. Darcy era extremamente sedutor –OI.


5 minutos de filme foram suficientes pra eu querer saber mais sobre aquele mundo, e assim que cheguei em casa, a primeira coisa que fiz foi pesquisar sobre ele. Descobri o livro, a autora, e suas obras, desde então estou agradavelmente presa à genialidade dessa mulher. Enfim, voltando ao filme...

Temos a linda e absurdamente talentosa (e já conhecida pela franquia Piratas do Caribe) Keira Knightley como Elizabeth Bennet, e o tesão puro, sedução total, futuro pai dos meus filhos, gentequehomemlindo maravilhoso Matthew Macfadyen como Sr. Darcy. Isso sem contar a diva Brenda Blethyn fazendo a Sra. Bennet, o Donald Sutherland como Sr. Bennet (eu tenho que falar dele sempre, porque além de ser um ator incrível, ele é pai do Kiefer Sutherland, que fez Jack Bauer no seriado 24 horas, e eu amo ele *-*) a estupidamente linda Rosamund Pike interpretando Jane Bennet, o HILÁRIO Tom como Sr. Collins, e, pra finalizar, Dame Judi Dench como Lady Catherine de Bourgh (sim, ela tem um título de nobreza fuckyea). Vou citar também Carey Mulligan, que fez Kitty Bennet. Ela fico bastante famosa nos últimos tempos com o filme (que eu ainda não vi) Educação, e pelo qual ganhou um BAFTA de melhor atriz.


Só de olhar os nomes no elenco, dá pra saber que o filme não vai ser ruim. Bastante improvável de isso acontecer. Ainda mais com Joe Wright na direção, tsc. Resultado: tremendo sucesso, atuações aclamadas e críticas quase totalmente positivas.

Diferença com o livro: só umas das irmãs do Sr. Bingley aparece (a Caroline) e não a Sra. Hurst. Também não aparecem Maria Lucas, Sr. e Sra. Phillips, os filhos dos Gardiners e os oficiais que costumavam dançar com Lydia e Kitty. Algumas cenas aconteceram em locais diferentes, como os dois pedidos de casamento do Sr. Darcy. Em compensação, ele garante muito mais foco nas filhas do casal Bennet, o drama da fuga da Lydia com o Sr. Wickham, e a mudança gradual de sentimento por parte da Elizabeth para com o Sr. Darcy. A falta daqueles personagens não prejudica em nada a história.

Aliás, vamos falar um pouco do Sr. Darcy. Aaaaaaaaah Matthew, por que fazer isso comigo?-q


Ele ficou inegavelmente lindo naquela roupa, tem uma voz grave (característica bastante citada sobre o personagem no livro), é alto e tem uma presença de cena muito marcante. Não tem Cena do Lago no filme, o que é uma PENA dava tudo pra ver ele em poucas roupas, todo molhado, aidels. Nos extras do DVD, existe uma cena adicional que foi feita pro cinema americano. É um momento romântico entre o Darcy e a Lizzy, depois que eles já estão casados. Apesar de ser linda, ela é completamente desnecessária.


Minha cena preferida, óbvio, é a cena que a Lizzy rejeita o Darcy. Não pelo fato dela tê-lo rejeitado (pra mim fazer isso com um homem desses é um PECADO), mas pela atuação dos dois. Eles discutem um assunto com outros implícitos, todo o diálogo não é sobre a família deles e tudo mais (que é o que eles de fato dizem), e sim sobre essa atração inexplicável entre os dois. O lugar é diferente no livro, mas se Jane Austen visse o trabalho da Keira e do Matthew, ficaria extasiada. Lindo e nada mais.


Gosto DEMAIS da Rosamund atuando como Jane. Ela é a doçura e a suavidade em pessoa. Quem lê o livro antes de ver o filme, se surpreende em como ela encarnou bem a personagem. A Rosamund é uma das 4 atrizes -que eu considero- que quando fazem cenas dramáticas, de choro ou de felicidade, parecem realmente estar sentindo aquilo, e não só interpretando dá vontade de abraçar elas e dizer “CALMA, ELE VOLTA!”. (Pra quem tiver curiosidade, as outras 3 são: Natalia Tena, Liv Tyler e Meryl Streep).


E a melhor coisa do filme: ele não termina em casamento! Claro, ele termina com o Sr. Bennet permitindo que a Lizzy case com o Sr. Darcy, mas é diferente ;P E quando a Lizzy sai correndo pra contar pra ele que eles tem permissão e o filme acaba, você é tomado por um ódio irracional. Todo mundo fica querendo mais depois disso, eu entendo. No início fiquei brava com o fato que não tem UM ÚNICO BEIJO nesse filme (só na cena extra do DVD), mas depois de ler o livro, eu vi que beijos eram desnecessários também.  Hollywood nos deixou mal-acostumados nesse aspecto.


P.S.: A piadinha que a Elizabeth (-Se houvesse um homem assim pra você... -Talvez o Sr. Collins tenha um primo.) me MATA DE RIR toda vez que eu vejo o filme. Toda vez, é infalível. E eu já vi esse filme mais vezes do que eu consigo contar.

Agora que acabou de ler esse post, baixe o seriado e alugue o filme, você não vai se arrepender!

Raquel Tonks.

45 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Só gostaria de dizer que o ator que faz o papel do Sr. Collins é o Tom Hollander e nao o Welling (o gatissimo Superman da série Smallville). Nada a ver os dois mas ,enfim, acontece.

    ResponderExcluir
  3. Também conheci O&P pelo filme, assisti e achei a coisa mais linda do mundo, depois li o livro e consegui baixar o seriado (depois de muita procura).
    O lado negativo do filme eh q ele tem muito buraco.
    Em contra partida Jane do filme é muito superior a da série, e o mathew tem a voz mais linda q eu já ouvi!
    A cenas cenas dos pedidos ficaram bem hollywoodianas, mas incrivelmente bonitas e emocionantes.

    Se eu fosse dar uma nota seria 7.5.

    PS:a trilha sonora é linda.

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse filme ontem e fiquei apaixonada por ele! E me diverti ainda mais com seus comentários, kkkk ... Adorei!

    ResponderExcluir
  5. bem que podia ter uma continuação,o filme é bonito demais para ter só uma edição!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, deveria haver uma continuação, amo essa história!

      Excluir
  6. Também perdi a conta de quantas vezes assisti ao filme e sei que ainda vou assistir milhares de vezes... maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. gente, o seriado são com os mesmo atores?? Como consigo o seriado? Tô apaixonada pelo livro, apaixonada pelo filme, apaixonada pelo Darcy, hahaha sos!!!

    ResponderExcluir
  8. Amo esse filme! Tb vi mtas vezes... mas falta um beijo!!!!!!!! Fica aquele gosto de quero mais!

    ResponderExcluir
  9. Amo esse filme! Tb vi mtas vezes... mas falta um beijo!!!!!!!! Fica aquele gosto de quero mais!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o filme, adorei o livro, adorei conhecer o trabalho de Jane Austen... isso sim é a melhor descrição do amor.

    ResponderExcluir
  11. Ai gente eu adoro adoro este filme eu já perdi as contas de quantas vezes eu acisti e lindo queria muito que tivesse a continuação mas com os mesmos atores se não, tem graça

    ResponderExcluir
  12. A inocência deste filme e muito bom voutar os tempos antigos so de imaginar que as coisas antes eram assim ai eu fico emocionada e muito bom sabe que um dia tudo foi assim mais respeito uns com o outros sem violência. Haaa como eu queria viver neste tempo! A esqueci não queria não se não eu seria escrava kkkkk brincadeira gente mas eu sou morena não escura mas eu acho que seria.

    ResponderExcluir
  13. A inocência deste filme e muito bom voutar os tempos antigos so de imaginar que as coisas antes eram assim ai eu fico emocionada e muito bom sabe que um dia tudo foi assim mais respeito uns com o outros sem violência. Haaa como eu queria viver neste tempo! A esqueci não queria não se não eu seria escrava kkkkk brincadeira gente mas eu sou morena não escura mas eu acho que seria.

    ResponderExcluir
  14. Ai gente eu adoro adoro este filme eu já perdi as contas de quantas vezes eu acisti e lindo queria muito que tivesse a continuação mas com os mesmos atores se não, tem graça

    ResponderExcluir
  15. Baixe o seriado, alugue o filme E leia o livro! kkkkk é de se surpreender a genialidade da Jane Austen, e ainda mais que esse livro foi escrito há mais de 200 anos. É meu livro e meu filme favorito <3 Não tem como não gostar de Orgulho e Preconceito, nem (nem que seja por um pouquinho) querer viver naquela época kkkk

    ResponderExcluir
  16. Essas detalhes me deixaram de fato, mais Apaixonada pelo livro.
    Essa questão de como termina e de não haver um beijo... Nossa! Deixa tudo bem mais interessante. E aquela frases 'mas se por certo seu sentimentos mudaram, receio que não fiquemos separados a partir de agora' aiii meu coração quebra! Melhor filme, com certeza!

    ResponderExcluir
  17. Eu amei esse filme, todas as cenas são incriveis!! Gostaria de ver a continuação dele,5 minutos de filme e ja foi suficiente para me prender na frente da tv e ficar vidrada a cada cena pois todas são essencialmente importante.

    ResponderExcluir
  18. Eu amei esse filme, todas as cenas são incriveis!! Gostaria de ver a continuação dele,5 minutos de filme e ja foi suficiente para me prender na frente da tv e ficar vidrada a cada cena pois todas são essencialmente importante.

    ResponderExcluir
  19. Sabe aquele conjunto ator e enredo ? Na primeira vez que vi o filme,me foquei no tema. Na segunda,me foquei nos detalhes e na terceira me foquei no Darcy ...e quando me dei conta das feições do ator Matthewcomo ele passou de um rico que parecia estar sentindo cheiro de pum, para um homem tímido ,nervoso e sofrendo por amor,foi inevitável : me apaixonei por um homem que não existe ! Oh carência !!!

    ResponderExcluir
  20. Esse é sem dúvidas um dos melhores filmes que já assisti. Já perdi as contas de quantas vezes assisti. Merece a segunda parte e é claro com os mesmos atores.

    ResponderExcluir
  21. Esse é sem dúvidas um dos melhores filmes que já assisti. Já perdi as contas de quantas vezes assisti. Merece a segunda parte e é claro com os mesmos atores.

    ResponderExcluir
  22. Vejo cenas q não há no filme. Foi cortado

    ResponderExcluir
  23. Vejo cenas q não há no filme. Foi cortado

    ResponderExcluir
  24. Vejo cenas q não há no filme. Foi cortado

    ResponderExcluir
  25. Só cheguei nesse blog agora, mas não posso deixar de expressar meu amor por O&P e pelo Mr. Darcy. Hahaha. Conheci a Jane Austen pelo filme tb e depois disso me apaixonei, fiquei louca atrás do livro e já perdi a conta de quantas vzs o li e vi o filme. Nunca me canso. Minhas cenas preferidas são a da chuva e a que eles se encontram no final do filme. Esse é meu filme e livro preferido e até hj não li nada que assumisse essa posição rsrs

    ResponderExcluir
  26. amei o filme já perdi as contas de quanta vezes já assistir simplesmente maravilhoso

    ResponderExcluir
  27. Realmente Hollywood nos deixou mal-acostumados em relação dos beijos, eu senti falta dessas cenas, mas o filme é show, não me canso de assistir, sempre vejo novamente. Gosto muito de filmes que retratam o passado em Romances, Aventuras e Ação todas juntas.

    ResponderExcluir
  28. Esse filme é um amorzinho, e eu resolvi assistir por acaso mesmo, sem nada pra assistir peguei o primeiro que tinham, e eu já tô assistindo ele de novo :3 muito lindo o casal e realmente quehomemlindo >.<

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Bem...Assisti incontáveis vezes. Ultimamente assisto as escondidas, pois meus filhos ficam achando que sou retardada. Gente, como amo esse filme! Sr. Darcy é pura sedução.

    ResponderExcluir
  31. Nossa, vi que tem comentários atuais! Gente, eu descobri este filme no ano passado. Impossível não se interessar pelo livro (único livro que eu li depois de ter visto o filme). Amo demais e suspiro com os olhares do Sr. Darcy pela Lizzy. Filme perfeito, trilha sonora, figurino, elenco... Tudo maravilhoso. Gostaria de baixar a série... Tem em algum lugar? Indiquem por favor!

    ResponderExcluir
  32. Amei o filme. Achei sensacional e o Mr.Darcy é maravilhoso, a gente se apaixona por ele junto com a Lizzie.!

    ResponderExcluir
  33. Um filme muito sensorial, realmente precisar não precisa de beijo. Mas a gente que é fã babona quer ver e suspirar com Darcy. Eu amei o beijo final de Batsheeba em "Far from the madding crowd", devia ser algo nessa linha.

    ResponderExcluir
  34. Eu amo esse filme, tenho o dvd e perdi a conta de quantas vezes assisti 😍

    ResponderExcluir
  35. Realmente... esse filme é tão lindo que a gente fica até triste ao ver como tudo mudou, as pessoas antigamente se amavam sem se tocar... Apenas através do diálogo se apaixonaram , ..nunca esperei em assistir um filme mais de uma vez ,mas esse enquanto estiver estarei assistindo, o bom mesmo que a gente pode assistir com toda a família sem passar vergonha , por que não tem cenas íntimas nem nada que se possa envergonhar. Queria assistir as séries,mas não sei como procurar

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Amo demais esse filme,já perdi a conta de quantas vezes assisti.Comprei o DVD que é maravilhoso pois temos os bonos finais que é demais,,,comprei o livro também.Estou fazendo um baú para guardar e todo em decorado sobre o filme...Darcy não existe infelizmente ,mas acho q é o sonho de consumo de todas as mulheres... sem plavras

    ResponderExcluir
  38. Gente como pode um filme causar TD isso tô em suspiros lindo maravilhoso

    ResponderExcluir
  39. Melhor crítica do filme impossivel, transparece um doçura inocência incrível, não me canso de assisti-lo, assim como não canso de ler, tenho varios livros com capas diferentes! Apaixonante é pouco!

    ResponderExcluir
  40. Li o livro após ver o filme, me senti satisfeita por ter os rostos dos personagens em mente, muitas cenas são diferentes do livro que é rico em detalhes, mas o filme nada deixa a desejar trazendo a essência do romance. Simplesmente amei!

    ResponderExcluir
  41. A primeira vez que assisti o filme foi em meados de 2009 de cara me apaixonei, sabe estudante de história que ama esse mundo que passa a história. Como não amar os protagonistas, hoje em se já perdi as contas de quantas vezes vi o filme e li o livro. Paixão por Lizze e Darcy. ♥️♥️

    ResponderExcluir