sexta-feira, 11 de março de 2011

Orgulho e Preconceito Parte 1

Hey hey! Primeiro post meu nesse blog... er, primeiro post que eu já fiz na vida XD Vim pra falar das adaptações cinematográficas do livro Orgulho e Preconceito (Pride & Prejudice), da autora inglesa Jane Austen. Bom, pelo menos das duas adaptações mais famosas: o seriado da emissora BBC, de 1995, e o filme dirigido por Joe Wright, de 2005. Eu ia fazer um resumo do livro, mas se você não conhece a história, é um energúmeno que não tem razão alguma pra ler esse post ;P

Vamos começar pelo seriado de 1995 então. São 6 episódios de 45 minutos cada, que na época foram transmitidos aos Domingos, de 24 de Setembro a 29 de Outubro. Dizem que os membros do parlamento inglês receberam licença para sair mais cedo e não perder a transmissão. O que é incrível, se pararmos pra pensar. Man, os episódios eram transmitidos no DOMINGO, e eles tavam trabalhando??!! orra...

No papel de Elizabeth Bennet temos Jennifer Ehle, e Colin Firth atuou como Sr. Darcy. 


Seguindo quase linha por linha e colocando praticamente todos os diálogos do livro, o seriado é a adaptação mais completa que se pode querer dessa obra-prima. Apesar de que nem o seriado e nem o filme possuem a frase mais fuckyea engraçada do livro, uma frase caprichada no sarcasmo do Sr. Bennet (“Admiro muito meus três genros -disse ele- Wickham, talvez, seja meu preferido (...)”).

A única coisa que estraga é que o seriado acaba em um tal de casamento simultâneo da Jane/Sr. Bingley e Lizzy/Sr. Darcy. 


Eu acho que é de um mau gosto TERRÍVEL terminar uma adaptação da Jane Austen com casamentos. Cúmulo da clichezisse. Mas é bonito mesmo assim. Além de terminar em casamento, termina LITERALMENTE com a Elizabeth e o Darcy dando um beijo muito desajeitado.


Outro ponto negativo são certas atuações fraquíssimas por parte das irmãs mais novas da Elizabeth, do Sr. Collins, da Lady Catherine e na minha humilde opinião da Jane Bennet. Claro, eu vou dar créditos à Jane por uma cena no final, que a Elizabeth ‘tá tirando uma com a cara dela XD Sempre me mato de rir com aquela cena.

Jennifer Ehle ficou sinceramente perfeita como Elizabeth. Sem exagero. Era teimosa, sarcástica e de personalidade forte. Colin Firth convence bem como Sr. Darcy, e chegou a ser considerado um sex symbol homem muito atraente por causa da famosa Cena do Lago. Aliás, ela é famosa por causa disso XD (essa cena NÃO existem no livro)


Ele só errou –e muito- na cena mais dramática do livro, que é quando o Sr. Darcy pede a Elizabeth em casamento pela primeira vez. Faltou sentimento por parte dele, parecia um robô atuando. A cena só não ficou pior porque a maravilhosa Jennifer Ehle colocou toda a carga de emoção e força em sua recusa ao pedido do personagem dele.

Nota: acabei de ver isso no Wikipédia:

“Anna Chancellor interpretou Caroline Bingley (de acordo com os fãs de Austen, Anna Chancellor é também sobrinha de Jane Austen na oitava geração).”
O.O


Em termos gerais, o seriado de 1995 é altamente recomendável, principalmente pra quem leu o livro e tem vontade de ver todas as passagens.

Última curiosidade sobre o seriado: Quem aí já assistiu o filme O Discurso do Rei? Pois então, nesse filme temos nada mais, nada menos do que os atores que interpretaram Elizabeth, Darcy e Collins no seriado. Imagina a minha cara quando a Jennifer Ehle apareceu a primeira vez, e eu a reconheci de imediato. Ainda bem que não tinha ninguém em casa, porque eu dei um berro. 

Dali a pouco, o personagem do Geoffrey Rush (Lionel Logue no filme) vai fazer um teste num teatro e lá está o Sr. Collins como diretor. Mais um berro. Aí eu passei o filme inteiro tensa, esperando pra ver se Elizabeth e Sr. Darcy iam se encontrar alguma vez. Eis que eles se encontram, numa cena que eu fiquei voltando pra ver algumas milhares de vezes.


Mesmo se o filme fosse ruim (garanto que não é) ele teria valido a pena por causa daquela cena. Os antigos Elizabeth e Darcy se encontrando num filme tantos anos depois. É lindo demais! Eu sou assim histérica mesmo.

Continuação no segundo post.

Um comentário:

  1. Kkkkkkkkkkkkkkk vc é muito engraçada, ñ concordo apenas na parte q vc fala da má atuação de Colin na cena do pedido de casamento, é só olhar nos olhos dele p/ ver o pânico q ele tava sentimento ao se declarar, ele estava totalmente desajeitado, impulsivo e contido ao mesmo tempo, acho q combinou perfeitamente com a descrição da cena no livro.

    ResponderExcluir